Menu

28 novembro, 2012

De Capitu a mim







 [...]
Onde a verdade e onde a mentira dos sentimentos ? Seria a bela Capitu, com seus olhos de cigana oblíqua e dissimulada... 
DOM CASMURRO trecho do livro de Machado de Assis.
Quem já leu Dom Casmurro já viajou por um lugar interessante de se viver.Acredito que a bela Capitu tenha lhe feito pensar o quanto somos umas Capitu´s da vida.Paro pra pensar em suas características e acabo me esbarrando com a Capitu em diversas vezes.

(...)

Como vês, Capitu aos quatorze anos , tinha já idéias atrevidas, muito menos que outras que lhe vieram depois; mas eram só atrevidas em si, na prática faziam-se hábeis, sinuosas, surdas, e alcançavam o fim proposto, não de salto, mas aos saltinhos. Não sei se me explico bem. Suponde uma concepção grande executada por meios pequenos.” 
(pg 47)
“Era também mais curiosa. As curiosidades de Capitu dão para um capítulo. Eram de várias espécies, explicáveis e inexplicáveis, assim úteis como inúteis, umas graves, outras frívolas; gostava de saber tudo.” (pg 68)


“Capitu gostava de rir e divertir-se e, nos primeiros tempos, quando íamos a passeios ou espetáculos, era como um pássaro que saísse da gaiola. Arranjava-se com graça e modéstia. Embora gostasse de jóias, como as outras moças, não queria que eu lhe comprasse muitas, nem caras, e um daí afligiu-se tanto que prometi não comprar mais nenhuma; mas foi só por pouco tempo.” (pg 188)

O que os olhos de Capitu passam pra mim,são segredos pequenos de alguém que quer muito,alcançar nessa vida algo que talvez tenha se perdido no meio do mar de ilusão.Tão dissimulada quando tudo ao seu redor.Capitu era unica,não me vejo nela,mais suas características me convidam a fazer um passeio em minhas origens e percebo o quanto sou uma Capitu da vida.E por favor não leve ao pé da letra,são características muito próximas a minha.Se identificou com ela?Conta pra mim.

Beijos lindas ! 


7 comentários:

  1. Oi fofa , então já saiu o primeiro video do blog e do canal , SE VC TIVER YOUTUBE VAI LÁ E SE INCREVE NO CANAL PRA AJUDAR , E COMENTA LÁ NO BLOG FALANDO DO QUE VC ACHOU DO VIDEO :D
    VIDEO : http://www.youtube.com/watch?v=_vWYw_ctolk&feature=plcp
    BLOG :http://www.karolinefernanda.com
    se quiser fazer troca de seguidores comenta no blog !!

    ResponderExcluir
  2. Amo demais esse livro!! <3 A Capitu é linda, até queria me identificar com ela, mas acho que sou muito diferente..
    Beijinhos!

    Am
    http://www.vinteepoucos.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá adorei seu blog!
    caso goste do meu e queira seguir de volta seja muito bem vinda!
    http://anossavaidade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adorei os quotes. Me deu uma vontade enorme de ler Dom Casmurro. engraçado é que já li Machado e não li esse livro.

    Bom, só sei que me deixou com vontade.

    Beijos,

    Carissa
    http://artearoundtheworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Capitu é um dos personagens mais intensos que já li...Um abraço!

    ResponderExcluir
  6. nao tive a oportunidade de ler
    mas pareceu bem vivo, mt interessante
    muito bom o blog
    :)
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi obg pela visitinha lá no blgo viu amei de mais , quando sair o proximo video vou avisar com certeza :D
    Então tem novo post lá no blog ,se quiser fazer troca de seguidores me avisa lá , bjsss !
    http://www.karolinefernanda.com/

    ResponderExcluir

Se você chegou até aqui é por que de alguma forma você gostou.Esse espaço é seu,me diga o que você achou , me dê sua opinião a respeito do que leu , sera importantíssimo pra mim e pro blog.Deixe seu comentário e o link do seu blog quem sabe eu apareça por lá ;)

Ps: por favor não faça comentários do tipo;me segue,comenta,segue de volta.Eu sigo sim,mais eu sigo os blogs que eu gosto,eu comento sim,só deixa o link do blog e sua opinião sobre o blog...Eu retribuo de acordo com o que você posta,então se leu e gostou comente,se leu e não gostou comente,se leu e não comentou eu fico na curiosidade ,rs .
beijos ♥