Menu

17 dezembro, 2012

Leiam: A espuma dos dias,JÁ !

A espuma dos dias
Essa é a capa que eu tenho( existem outras capas,mais essa é mais "antiga") ♥

Oi gente,sinto dizer que quem não lê,não têm "vida".Hoje eu quero  indicar pra vocês o melhor livro de todos os tempos,uma leitura fascinante.Alguém já ouviu falar sobre "A espuma dos dias"?Esse é o livro que você deve ler,sério leia.Não só por que é o meu livro preferido,e sim por que ele é um romance diferente.Quem não gosta de mergulhar em um romance não é mesmo?
Embora pouco conhecido no Brasil,Boris Vian é um dos autores franceses modernos mais importantes e de maior popularidade em seu país.A espuma dos dias,romance com que a Nova Fronteira (editora) o apresenta aos leitores brasileiros,é considerado não só sua obra-prima,mas também um autêntico best-seller; segundo reportagem de Le Nouvel Observateur (21.10.83), esse livro vendeu nos últimos anos dois milhões de exemplares.
Raymond Queneau, outro grande escritor francês,foi quem melhor definiu A espuma dos dias: "Trata-se da mais pungente história de amor do nosso tempo".Numa linguagem que até hoje conserva sua radical inventividade,esse conserva de 1947 pode ser apresentado como uma narrativa que denuncia o horror da morte e celebra,como poucas,a beleza da vida.Agora lanço a pergunta;como não ler?Por que não ler A espuma dos dias?Aparentemente eu julguei pelo nome,pensei comigo,"o que esse titulo tão sem noção pode me passar,diante desta capa que não me chama nenhum pouco a atenção?"Esta ai mais uma prova que não devemos julgar o livro pela capa,muito menos pelo nome.
O livro A espuma dos dias apresenta um enredo surreal e metafórico, em alguns momentos irônico. Collin é um jovem que fica rico graças ao pianocktail, um instrumento musical em que cada nota corresponde a um ingrediente de coquetel. O rapaz se casa com Chloe em uma grande cerimônia. Na lua-de-mel do casal, a esposa de Collin acaba sendo vítima de uma estranha doença: uma vitória-régia cresce no pulmão da mulher. A única maneira de curar Chloe é mantê-la cercada de flores. Enquanto isso, o casal amigo de Collin, Chick e Alise, também vive um momento de crise. Chick está investindo todo o seu dinheiro nas obras do escritor Jean-Sol Partre. Desesperada, Alise tentar convencer o escritor a parar de escrever, evitando que o marido vá à falência.

A editora Nova Fronteira publicou o livro A espuma dos dias no Brasil em 1984. Atualmente, a edição brasileira está fora de catálogo e é difícil de encontrar em sebos.Ou seja eu tenho uma preciosidade em minhas mãos, o que me deixa sinceramente mais fascinada pelo livro,é muita paixão.

3 comentários:

  1. Priscila, Pri, fica legal. Então, aqui chegando achei interessante tua dica de leitura, apesar de não saber nada do autor, pois confesso que ando por fora dos escritores modernos, sobretudo, aqueles que surgiram depois dos anos oitenta ou ficaram conhecidos após década de 70. Gostei do teu estilo descritivo,desenvolto e consistente. Prometo volta aqui sempre que puder. Um abraço. Tenhas uma linda semana.

    ResponderExcluir
  2. Bem interessante ;D
    Beijos

    ascarus.com

    ResponderExcluir
  3. Ainda não ouvi falar desse livro. Mas parece bem interessante. Vou ler em 2013.:) hehe
    beijo

    Marina Alessandra do blog Maior de Idade
    @mariinaale

    ResponderExcluir

Se você chegou até aqui é por que de alguma forma você gostou.Esse espaço é seu,me diga o que você achou , me dê sua opinião a respeito do que leu , sera importantíssimo pra mim e pro blog.Deixe seu comentário e o link do seu blog quem sabe eu apareça por lá ;)

Ps: por favor não faça comentários do tipo;me segue,comenta,segue de volta.Eu sigo sim,mais eu sigo os blogs que eu gosto,eu comento sim,só deixa o link do blog e sua opinião sobre o blog...Eu retribuo de acordo com o que você posta,então se leu e gostou comente,se leu e não gostou comente,se leu e não comentou eu fico na curiosidade ,rs .
beijos ♥